1º Passo: COMUNICAR O SINISTRO (todas informações ocorridas no acidente, data, horário, local, como foi, o que danificou). Realizar/comunicar o aviso de sinistro.
Pode ser realizado de duas maneiras.
A primeira maneira via central de sinistro da Seguradora, onde você tem opção de vir até nossa empresa para auxiliarmos e ajudar nesse procedimento ou você ligando diretamente na central falando com um atendente.
OBS: neste procedimento ligando diretamente na central, pode ocorrer do atendente tentar lhe induzir a preencher as informações via link enviado para seu celular ou pedir que realize esse procedimento pelo computador via internet o “preenchimento” das informações.
Não recomendamos, pois existe uma “pegadinha” neste passo hora de agendar a vistoria as seguradoras tiram a opção de escolha. Não aparece as empresas de sua escolha.
Aparecerá apenas a lista de oficinas indicadas pela mesma, aschamadas oficinas Credenciadas/referenciadas.
Segunda opção é passar todas as informações para o corretor de seguros e solicitar que ele comunique e realize a abertura do sinistro para você.
Também vale ressaltar e deixar claro a oficina que deseja realizar a chamada vistoria inicial. Sua oficina de escolha.
2º passo: – AGENDAR A VISTORIA
Após comunicar o sinistro vem o passo de AGENDAR a VISTORIA.
Neste momento importante ter em mãos o CNPJ: 03.006.807/0001-20 (DAMY REPARO DE VEÍCULOS LTDA ME), da empresa de sua escolha.
Faça valer o seu direito, não abra mão e exija o agendamento da vistoria presencial.
Neste passo a seguradora vem com fortes argumentos, tais como:
– Perda de benefício em desconto na franquia ou carro reserva (para casos de segurados);
– Falam que a seguradora não garante os serviços e peças aplicadas caso o cliente siga com escolha da oficina livre escolha;
– Falam muitas vezes que dá garantia vitalícia;
– Falam que a vistoria inicial tem de ser realizada na empresa credenciada para depois poder optar em mudar de empresa;
– Já usaram/falaram que oficina de sua escolha encontra-se BLOQUEADA em sistema.
– Falam que se realizar a vistoria via imagem agiliza o processo e não precisa deixar o veículo de 24hs a 48hs na empresa de escolha.
Obs: Passam todas essas informações para tentar desviar e enviar seu veículo para fazer os reparos na rede credenciada, onde eles controlam o custo e visam menor valor sempre.
Como livre escolha podemos defender o interesse de substituir peças e realizar o melhor reparo com peças concessionárias e genuínas.
Além do veículo entrar em um prazo menor para execução dos reparos na livre escolha.
3º passo: AGUARDAR ANALISE E LIBERAÇÃO DO PROCESSO.
– Em via de regra as Seguradoras tem um prazo média de 2 a 5 dias úteis para aprovação do orçamento e liberação do processo.
Porém, nestes últimos tempos, após a vistoria inicial realizada, a CIA entra em contato ou envia um e-mail informativo ao cliente, sugerindo uma proposta de acordo. Oferecendo um valor para encerrar o processo. (Não recomendado).
Pois na maior parte das vezes, eles analisam de forma superficial, muitas vezes através apenas de imagens e determina, condiciona um valor menor do que o mínimo necessário para perfeita reparação.
Falando exemplo:
Conforme avaliação do perito/avaliador determinamos que o valor apurado para reparar seu veículo ficou em R$ XX.XXX,00. Caso aceite receber a quantia favor enviar documentos solicitados…
Basta você recusar a proposta alegando que deseja seguir via processo normal onde o pagamento será acertado direto na empresa de sua confiança.
Dessa forma, caso desmontar o veículo ou precisar incluir peças que colocaram inicialmente para reparo, o processo pose ser feito o chamado complemento, onde a CIA deve se responsabilizar até finalização do processo. Indenizando o JUSTO.
Sabendo destes procedimentos, fique em alerta e evite ter que passar ou carregar problemas futuros.