Boa parte dos carros são dotados de um importante acessório: a correia dentada. Pois bem, isso muita gente já sabe. O que talvez muitos não saibam, é o prejuízo que ela pode causar quando está em más condições.
Será que é fácil perceber quando a correia dentada está ruim, e com isso, evitar danos ao carro? Como proceder para se precaver e evitar o pior? Você confere essas respostas a seguir, confira!
Correia dentada: evite prejuízos ao seu veículo e bolso
A grande interrogação, no que diz respeito ao acessório, é que quando está em más condições, ela não costuma avisar. Ou seja, nem sempre é possível notar sintomas ou indícios, de que, por exemplo, a correia dentada irá se romper.
Para se prevenir, é importante levar em conta alguns fatores, como por exemplo:
Tempo de vida útil, de acordo com a fabricante ( em alguns casos, o prazo de uso é de até 5 anos, dependendo da marca e da qualidade do produto);
O modo de uso do carro;
Manutenção do veículo (e a falta dela), etc.
Quando nos referimos ao “modo de uso do carro”, isso implica na forma como o motorista conduz o carro. Se você quer evitar maiores aborrecimentos e o desgaste da correia, evite sair por aí cantando pneus, e também procure não reduzir a marcha de forma drástica, tampouco dar trancos no motor do seu carro.
Outro fator importante para saber se a correia dentada está em situações precárias, é examiná-la e tecer um diagnóstico preciso, o que preferencialmente deve ser feito por um especialista no assunto.
Buscar por sinais de trinca na borracha da correia, perceber se a lona está desfiada, são algumas estratégias adotadas pelos mecânicos automotivos.
Para ter certeza do estado da correia dentada em seu veículo, traga seu possante para uma avaliação aqui na Damy Autocenter!