Quais as diferenças entre seguro e proteção veicular?

Responda uma coisa: você contratou um seguro para seu carro, ou optou pela proteção veicular?

Muito embora os dois possam parecer a mesma coisa, na verdade é preciso ter muita atenção para não se equivocar na escolha, pelo fato de ambos terem suas particularidades e diferenças.

Você sabe quais são estas diferenças entre o seguro e a proteção veicular? Contamos a seguir, nos acompanhe e tire suas dúvidas com a Damy Autocenter.

Proteção veicular: o que é?

A proteção veicular surgiu devido uma necessidade de caminhoneiros, que encontravam dificuldade em proteger o veículo, sobretudo no que tange a burocracia imposta por algumas empresas seguradoras.

Sendo assim, definiu-se a proteção veicular como uma alternativa ao seguro, concebida por meio de associações de proteção a veículos. Basicamente, é um grupo de pessoas que une com o intuito de dividir os custos de sinistros. Cada membro paga uma contribuição mensal.

Com a proteção veicular, o condutor proprietário assina um contato de responsabilidade mutua, ou seja, ele devera arcar com parte do rateio, dividindo o prejuízo entre todos os participantes.

Uma das desvantagens deste modelo é que muitas associações não são regulamentadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) o que pode dar margem para que na necessidade de usar a proteção veicular, você possa ter prejuízos.

A ausência da apólice também pesa, o que leva muita gente a optar pelo seguro.

Seguro Auto

A diferença básica entre o seguro auto e a proteção veicular é que o risco de danos ao carro é transferido à empresa seguradora. Fato que é visto como maior garantia ao proprietário do carro.

Além disso, as seguradoras são regulamentadas por leis e fiscalizadas por órgãos governamentais, fato que não ocorre com a proteção veicular.

Uma possível desvantagem que os defensores da proteção veicular ressaltam acerca do seguro auto, seria o valor, mais elevado.

No entanto, se colocarmos na balança, o custo X benefício que o seguro auto promove é bem mais interessante.

E você, qual destes modelos utiliza ou prefere? Conte pra gente!

Deixe um comentário

Navigate
Receba nossas novidades
Enviamos 1 mensagem por mês
Respeitamos sua privacidade.