Franquia do seguro: quando vale a pena usar?

Uma garantia para situações adversas é o seguro do seu automóvel. A franquia do seguro consiste em um preço determinado e acordado no contrato que o segurado irá desembolsar para que a seguradora realize os devidos reparos diante da ocorrência de alguns sinistros.

No caso de colisão de veículos, por exemplo, o motorista pode acionar a franquia do seguro para reparar seu carro.

Em situações como essa, muitas vezes, surge a dúvida: vale a pena utilizar a franquia? Antes de responder a essa pergunta, vamos esclarecer alguns pontos importantes. Quer saber quais? Acompanhe nosso artigo de hoje!

Tipos de franquias

Merecem destaque alguns tipos de franquias, tais como:

  • Obrigatória (normal): é calculada de acordo com a espécie do automóvel. O valor calculado é de participação obrigatória do segurado em caso de sinistro. É possível aumenta-la ou reduzi-la, mas nunca eliminar.
  • Reduzida: a franquia pode ser reduzida em 25% ou 50%, de modo a amenizar a participação do segurado em sinistros onde ocorrem a perda parcial do automóvel. Nos casos de redução da franquia do seguro é necessário realizar pagamento adicional sobre o preço contratado, quando há um evento causador de prejuízo ao carro.
  • Facultativa: é possível ao segurado aumentar a franquia do seguro em 50% ou em 100%, quando a franquia obrigatória é dobrada.

Além disso, algumas empresas oferecem franquias para casos de perda parcial de acessórios e equipamentos do veículo.

Quando devo utilizar a franquia do seguro?

A maioria das pessoas não sabe, mas as empresas seguradoras concedem um bônus aos seus segurados de acordo com a quantidade de vezes que ele se envolve em um sinistro, ou quantas solicitações de serviços já fez.

Assim, se você utilizou poucas vezes seu seguro, é possível que tenha um desconto considerável ao acionar a seguradora.

Outra hipótese para utilizar a franquia do seguro é quando ocorrem acidentes que causem danos a outros veículos. Ao contratar uma cobertura por responsabilidade civil a seguradora cobrirá as despesas com os reparos necessários.

Quando não é interessante utilizar a franquia do seguro?

Antes de solicitar ao seu seguro a realização de um reparo ou serviço, é fundamental comparar o valor que será pago utilizando a franquia do seguro e quanto custa o mesmo serviço em um mecânico da sua confiança. Se ambos os valores forem próximos, não compensa acionar a seguradora.

Do mesmo modo, não vale a pena utilizar a franquia do seguro para realizar pequenos serviços, como trocar retrovisores ou para-choques, por exemplo.

Precisa de reparos no seu veículo? Não perca tempo, venha até a Damy Autocenter e tenha o melhor atendimento do mercado!

1 Comment

  1. Pingback: Qual a melhor época para fazer seguro de carro? - Blog Damy Autocenter

Deixe um comentário

Navigate
Receba nossas novidades
Enviamos 1 mensagem por mês
Respeitamos sua privacidade.